chronospaper®

A chronospaper®️ é uma oficina de cariz tradicional criada em Coimbra no ano de 2011 e dedicada à encadernação manual de livros, assim como à conservação e restauro de documentos gráficos. Em simultâneo aos serviços de encadernação, conservação e restauro, a oficina produz artigos (100% originais) de papelaria, tais como marcadores de livros, cadernos, livros de honra, álbuns de fotografia e conjuntos de secretária. Estes produtos estão disponíveis na loja online, mas também noutras lojas através de parcerias com outras empresas. A chronospaper colabora regularmente com diversas instituições, tais como universidades, escolas profissionais, associações, e com estudantes e profissionais de várias áreas.

 

Paralelamente à sua vertente empresarial, a chronospaper destaca-se pela sua componente educativa, dedicada à partilha do conhecimento ancestral da arte de encadernar livros. Na chronospaper acreditamos na criação de cadeias de valor e na promoção da sustentabilidade ambiental, nomeadamente através da utilização de recursos naturais e industriais de origem portuguesa. A reciclagem de papel, a título de exemplo, é uma das nossas prioridades. A qualidade, o saber-fazer, o respeito pelas técnicas de encadernação tradicionais, a inovação e a criatividade são os nossos principais valores.

 

Maria Ferreira é Mestre em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e doutoranda em Conservação e Restauro de Bens Culturais na Universidade Católica Portuguesa do Porto. Com formação profissional nas áreas da encadernação e da decoração/gravação de livros, Maria é encadernadora de livros desde 1996 e formadora nas áreas da encadernação, conservação e restauro de livros desde 1998. Nos últimos 30 anos, tem-se dedicado à investigação, valorização e divulgação das técnicas de encadernação e produção artesanal de cadernos.

 

A denominação chronospaper é uma marca registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e o seu registo pertence a Maria Ferreira.