67834233_3013622135346971_3886216611354378240_o.jpg

Projectos Book Art

Projetos desenvolvidos na oficina chronospaper, alguns em parceria com alunos, designers, criativos, entre outros.    

Fotografe.com.pt_03.jpeg

Livro como objecto de Arte

Encadernação  inspirada pela encadernação medieval onde as tabuas de madeira de faia ganham vida e cor, onde  pergaminho é senhor e rei e envolve o conteúdo de com garra e bravura, onde o metal e as pancadas de Moliére , indicam próprio acto da representação. Encadernação      executada para a 5ª Biennale Mondiale de La Reliure D'Art Em Pays Basque-1999. Autora Maria Ferreira, colaboração das oficinas de Encadernação, Decoração de Livros e Marcenaria da  Fundação Ricardo Espirito Santo Silva.

white-bg-+-shadow-designify (56).png

Caderno/Piton como objecto de Arte

Encadernação  criada a partir das " torturas da Guerra do Ultramar" por onde tantos portugueses perderam a vida e se perderam. A história ainda não está completa porque tal como o animal esta história de homens criança, pais e filhos se arrastam em divergências, singelas e alienadas das figuras maternais de mulheres guerreiras, corajosas  que trocaram os abraços por papel de carta, tinta em vez de lagrimas, porque os filhos não precisam de as ver rolar no rosto que veneram como mulheres guerreiras...Autores Maria Ferreira & Carlos Ferreira, 2018

white-bg-+-shadow-designify (55).png

Palhinha Book

Inspirado na arte de entrelaçar palhinha em fundos de cadeiras, foi o desafio colocado em 2015  a um dos reclusos da oficina do EPC. Este foi o resultado final. Autores Maria Ferreira e RC. 

white-bg-+-shadow-designify (46).png

Esperanza Travel Book #1.0

Contando uma história que se cria em torno dos motivos utilizados na Calçada Portuguesa, eis os Esperanza Travel  Books. Livros de viagem que traduzem a esperança no redescobrir do acto de contar histórias dos mundos pessoais, tal qual há mais de 500 anos, Portugal à beira mar plantado quis procurar e conhecer outros desafios.

um livro continuará sempre a ser um objecto que encerra em si mesmo uma mensagem e um conteúdo, com uma forma visual muito peculiar, um cheiro e um tacto... <esperanza travel books contém em si próprios uma sabedoria feita de minúncia e de cultura, que espera por outros apontamentos para juntos no futuro voltarem a ser descobertos e se aventurarem nos seus segredos. Edição Exclusiva para a comemoração dos 25 anos do Cearte . Autores Maria Ferreira e Pedro Góis.  

white-bg-+-shadow-designify (58).png

Benfeita

Projecto desenvolvido em colaboração com a população de Benfeita. foi concebido por Adriana Cardoso, Bruno Simões, Joana Graça , Rodrigo Baptista sob a orientação de Mário Roda. Foram parceiros na conceção a Maria Ferreira da chronospaper e Rui Damasceno da tipografia Damasceno. O final do livro encontra-se uma explicação para a continuação do crescimento deste livro, com instruções especificas para a elaboração e continuação da costura de novos cadernos. 

white-bg-+-shadow-designify (47).png

"Presente Futuro" Livro objecto

.."Presente Futuro" é o ponto de partida para uma colaboração artística entre a fotógrafa Susana Paiva e 25 outros autores, unidos ao longo de dois meses por uma correspondência artística regular, no ano de celebração do seu 45º aniversario. não há formulas ou regras, para a apropriação desta matriz."..  Neste caso a oficina foi o meio para a realização do livro objecto de arte da Alexandra Ferreira em 2015.

white-bg-+-shadow-designify (48).png

"Presente Futuro" Caixa-livro objecto

.."Presente Futuro" é o ponto de partida para uma colaboração artística entre a fotógrafa Susana Paiva e 25 outros autores, unidos ao longo de dois meses por uma correspondência artística regular, no ano de celebração do seu 45º aniversario. não há formulas ou regras, para a apropriação desta matriz."..  Neste caso a oficina foi o meio para a realização do livro objecto de arte de Carlos Ferreira em 2015.

showroom-rendering-designify.png

Álbum "Coincidência"

Encadernação inspirada pela arquitetura contemporânea onde a pedra, as formas e as cores se fundem e se manifestam na arte do saber fazer.  O movimento em concertina da lombada remete-nos para o conceito de música tradicional e assim se faz homenagem aos avós que nunca conhecemos e que eram músicos. Coincidências de quem partilha uma vida. Autores Carlos Ferreira e Maria Ferreira. 

12314104_1666711266905564_8380838420318843034_n.jpg

Caderno-livro "Inspiração"

Coleção criada a partir de uma outra criada anteriormente com frases de autores portugueses pela sua sua importância literária onde alguns dos nomes mais reconhecidos pelos estrageiros foram Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Luís Vaz de Camões.  A pintura de papel encantou o Arquiteto do projecto loja In vintage e com ele recriou-se esta coleção onde a inspiração foram arquitetos , designers e criativos. As suas frases e obras foram o mote para a pintura dos papeis utilizados nestas encadernações. Autores Maria Ferreira & Carlos Ferreira,2016/17

white-bg-+-shadow-designify (53).png

"Horas a Sul"

Edição de colecionador, limitada a 13 exemplares
Projeto realizado a partir da obra de Maria Toscano – Canto II – Das Marés

Impressão | nozzle
Papel Matt Cotton Smooth 300g – HARMAN Professional – HAHNNEMUHLE
Acondicionamento/embalagem | chronospaper
Criação do objeto | Hugo Costa Marques

white-bg-+-shadow-designify (54).png

"mal do Mundo"

Edição de colecionador, limitada a 10 exemplares + 4 PA
Um projeto editorial OFFSCENE | http://offscene.org
Projeto realizado a partir da obra de Luís Campião | O Menino da Burra

Edição | Companhia das Ilhas | coleção azulcobalto | teatro
Direção de Rui Pina Coelho e Carlos Alberto Machado
azulcobalto | teatro 006
ISBN 978-989-8592-41-5
Impressão | nozzle
Papel Matt Cotton Smooth 300g – HARMAN Professional – HAHNNEMUHLE
Acondicionamento/embalagem | chronospaper
Criação do objeto | Hugo Costa Marques

white-bg-+-shadow-designify (49).png

"Neste Estabelecimento Não Há Lugares Sentados" 

Projecto de encadernação/Embalagem/álbum de fotos  em colaboração com o autor da obra Miguel de Carvalho, onde os poemas se entrelaçam nas fotos nuas e despidas de preconceitos artísticos ou arquitetónicos. Alambique 2016. Carlos Ferreira e Maria Ferreira. 

white-bg-+-shadow-designify (50).png

"continuum simulacrum"

.Um projecto inspirador tal como Michael Finnissy e o seu trabalho, levaram a fotografa Patrícia Sucena de Almeida a criar esta coleção de fotografias para o projecto "Transversal Muiti Art/ T-art. e onde tivemos o prazer de colaborar, com esta singela caixa/arquivo que guarda de forma permanente magnificas fotografias, onde o preto contrasta com o branco do modelo fotografado. Este projecto também teve como colaboradores Jorge Simões e Carlos Ferreira. 

IMG_20220411_124510.png

"Reciclagem"

Um projecto, um desafio colocado a um aluno/encadernador. Outros tempos em que as vontades se reúnem na arte de bem encadernar!

IMG_20200724_134756_1.png

Viagem Porto-Coimbra 

Um projecto, um desafio colocado a mim própria ocupar o tempo de viagem a transformar a agenda Cultural do Porto num livro objeto de arte. Tempos em que a vontade de criar suplanta o cansaço das aulas de doutoramento.